sábado, 4 de outubro de 2008

ATIVIDADES DE LEITURA: PARLENDAS

Parlendas

As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algunas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.

Alguns exemplos de parlendas:

Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.

Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?
Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso.
Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças.

Um elefante amola muita gente...
Dois elefantes... amola, amola muita gente...
Três elefantes... amola, amola, amola muita gente...
Quatro elefantes amola, amola, amola, amola muito mais...
(continua...)
– Cala a boca!
– Cala a boca já morrei
Quem manda em você sou eu!

- Enganei um bobo...
Na casca do ovo!

Dedo Mindinho
Seu vizinho,
Maior de todos
Fura-bolos
Cata-piolhos.

Babalu
(1) Babalu
(2) Babalu é Califórnia
Califórnia é Babalu
Eu só danço discoteca
(3) Discoteca da galinha
(4) Cintura de mocinha
(5) Bumbum empinadinho
(6) Babalu
(7) Aqui prá tu

Gestos que acompanham a cantilena Babalu:

(1) Mãos postas se tocando em palmas dorso das mãos esquerdas juntas
(2) Mãos direitas batendo embaixo e em cima
(3) Mãos nas axilas
(4) Mãos na cintura
(5) Mãos nos quadris
(6) Mãos postas se tocando
(7) Dá o dedo

O casamento

Com quem Sthella
Pretende se casar?
Com louro, moreno,
Careca, cabeludo
Rei, ladrão
Polícia, capitão?
Estrelinha do meu coração.


Dindim, Castelo

Dindim castelo
Mal-assombrado
Xixi de rato
Prá todo lado
A coitadinha
Da princesinha
Não aguentou:
E desmaiou.
Manchete, manchete, manchete
Manchete, manchete
Aberto, fechado, aberto
Cruzado, sentado


Cê cê

Cê cê rê rê cê cê - cê cê
Somos quatro
Eu com tu
Tu com ela
Nós por cima
Vós por baixo
Cê cê rê rê cê cê - cê cê
Conhecendo parlendas
"Jacaré foi ao mercado
não sabia o que comprar
comprou uma cadeirinha
para comadre se sentar
A comadre se sentou
A cadeira esborrachou
Jacaré chorou, chorou
O dinheiro que gastou";

"Dedo Mindinho
Seu vizinho,
Maior de todos
Fura-bolos
Cata-piolhos.";

""Hoje é Domingo,
pede cachimbo
O cachimbo é de ouro,
Bate no touro,
O touro é valente,
Bate na gente,
A gente é fraco,
Cai no buraco,
O buraco é fundo,
acabou-se o mundo.";

"Um, dois, feijão com arroz
Três, quatro, feijão no prato
Cinco, seis, falar inglês
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis";

"Cadê o toucinho que estava aqui?
- O rato comeu.
Cadê o rato?
- O gato comeu.
Cadê o gato?
- Fugiu pro mato.
Cadê o mato?
O fogo queimou.
- Cadê o fogo?
- A água apagou.
Cadê a água?
- O boi bebeu.
- Cadê o boi?
- Está moendo trigo.
Cadê o trigo?
- O padre comeu.
Cadê o padre?
- Está rezando missa.
Cadê a missa?
- A missa acabou.";

"Lá na rua 24,
a mulher matou um gato,
com a sola do sapato.
O sapato estremeceu,
a mulher morreu,
o culpado não fui eu."

" Uni, duni, tê,
Salamê, minguê.
O sorvete é colorê,
O escolhido foi você!"

O doce perguntou pro doce
qual era o doce mais doce
o doce respondeu pro doce
que o doce mais doce
é o doce de batata doce.

DUETO, TERCETO E QUADRA PANGRAMÁTICA

Vejo você, verme viandante,
Violentando o ventre vibrante.
Vai viajor veloz, vencendo veemente
Xuxa! A Sasha fez xixi no chão da sala.

O rato roeu a roupa do Rei de Roma a rainha com raiva resolveu remendar.

Três pratos de trigo para três tigres tristes
Ao iniciar a atividade de leitura, o professor deve explicar aos alunos que as parlendas são rimas infantis usadas em brincadeiras ou como técnica de memorização. E propor aos alunos que recitem bem alto e da mesma forma que você fizer. Ou seja, quando o professor falar lentamente, eles respondem lentamente; quando o professor falar rápido, eles devem falar rápido, mas sempre todas ao mesmo tempo. Esta é também uma boa oportunidade para trabalhar noções de ritmo e o que são rimas. O professor terá de ensinar as parlendas aos alunos até que eles decorem.
Por: Eva Lúcia Nunes

Um comentário:

Caroline disse...

Lindo blog, Eva. Parabéns. Aguardo a atividade 3 do professor Carlos. È sobre leitura e escrita ha era digital. Abraços, Caroline.