quinta-feira, 9 de outubro de 2008

ESTUDANTE DIGITAL

POSSIBILIDADES DE TEXTO E ESCRITA NA INTERNET

As tecnologias modernas proporcionam um grande número de opções e possibilidades a serem aplicadas nos processos educativos e na transmissão de conhecimento. Assim, As novas técnicas de ensino proporcionadas pelos suportes digitais tornam a aprendizagem mais prazerosa e menos cansativa.
A leitura e a escrita sempre tiveram um papel social de grande interferência na sociedade. A leitura tem por finalidade levar os cidadãos a outros mundos possíveis, seja a literatura ou as revistas, livros ou o computador. Pode nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano, colaborando para uma nova perspectiva de vida e visão de mundo.
Vejo a internet como uma aliada da prática da leitura, funciona como mais uma fonte de pesquisa através do acesso rápido e instantâneo a certos tipos de textos e nunca uma ameaça à leitura tradicional, no entanto, é necessário filtrar as informações veiculadas, através de uma seleção daquilo que é realmente importante para o leitor, uma vez que os suportes virtuais presentes na leitura tem um lado negativo e outro positivo. A leitura extraída de fontes virtuais será internalizada pelo leitor se ele dispuser de um conhecimento prévio sobre o assunto. O lado negativo é a superficialidade de algumas fontes, por isso os textos devem ser bem filtrados, para cumprirem sua função. Essas dificuldades serão superadas à medida que o leitor aprender usar esse canal de pesquisa.
O hipertexto, como recurso tecnológico mediado pela internet é um instrumento pedagógico eficaz para o aluno, uma vez que oferece suporte de complementaridade de informações, é mais uma fonte de pesquisa que favorece a compreensão dos temas em estudo, sugere toda uma nova gramática de possibilidades, uma nova maneira de escrever e narrar.
No hipertexto o navegador torna-se o autor de maneira mais profunda do que percorrendo uma rede predeterminada, pois participa da estruturação, cria novas ligações, onde alguns sistemas registram os caminhos da leitura, tornando mais fortes ou mais fracas essas ligações, dependendo da maneira como elas são percorridas, ou seja, os leitores podem modificar as ligações, acrescentar ou modificar nós (imagens, textos...) e muito mais.
Segundo Lévy (1996, p.46) o hipertexto é um poderoso instrumento de escrita e leitura “Assim leitura e escrita trocam seus papéis. Todo aquele que participa da estruturação do hipertexto, do traçado pontilhado, das possíveis dobras de sentido, já é um leitor. Simetricamente quem atualiza um percurso ou manifesta este ou aquele aspecto da reserva documental contribui para a redação, conclui momentaneamente uma escrita interminável. (...) A partir do hipertexto, toda leitura tornou-se um ato de escrita.”.
Hoje o desafio do professor é encontrar as razões da dificuldade no ato de ler e a forma de intervir neste aprendizado. Portanto, utilizar os recursos de leitura e escrita no meio digital é relevante e urgente, uma vez que atribui a escrita e a leitura um novo impulso, promovendo uma postura ativa por parte do estudante pesquisador. Sem esquecer que antes de tudo o professor deve estar devidamente preparado para lidar com essa tecnologia.

Fontes
LÉVY, Pierre. O que é o virtual. Editora 34. São Paulo. 1996.
http://www.vivenciapedagogica.com.br/node/548
http://www.geocities.com/neitzeluiz/blog_wiki.htm

Um comentário:

Carol disse...

Parabéns, Eva. Seu texto está muito interessante, objetivo e claro. Tudo a ver com a temática, muito pertinente. Trouxeste aspectos importantes, além da importante questão da leitura e da escrita, falaste do conhecimento necessário para saber filtrar as informações. Excelente. Abraços, Caroline.