sexta-feira, 3 de outubro de 2008

LEITURA

A leitura é uma atividade que se realiza individualmente, mas que se insere num contexto social, envolvendo disposição atitudinais e capacidades que vão desde a decodificação do sistema de escrita até a compreensão e a produção de sentido para o texto lido.
A compreensão dos textos pela criança é a meta principal do ensino da leitura. Ler com compreensão inclui, além da compreensão linear, a capacidade de fazer inferências.
O professor contribui para o desenvolvimento dessa capacidade dos alunos quando:
Ler em voz alta e comenta ou discute com eles os conteúdos e usos dos textos lidos;
Proporciona a eles familiaridade com gêneros textuais diversos (histórias, poemas, canções, parlendas, listas, agendas, propagandas, noticias, cartazes, receita culinárias, instruções de jogos, regulamentos, etc...
Aborda as características gerais desses gêneros (do que eles costumam tratar, como costuma se organizar, que recursos lingüísticos costumam usar;
Quando instiga os alunos a prestarem a atenção e explicarem os “não ditos” do texto, a descobrirem e explicarem os porquês, a explicitarem as relações entre o texto e seu título.

PROPOSTA DE TIPOLOGIA TEXTUAL

ESCREVEMOS E LEMOS PARA..
Recordar, registrar, localizar, ordenar dados concretos, informações pontuais; informar e nos informar sobre temas gerais acontecimentos e fatos; expressarmo-nos pessoalmente, nos distrairmos, desenvolver sensibilidade artista, partilhar emoções.

TIPOS DE TEXTOS

ENUMERATIVOS
Listas, agendas, horários, índices, cartazes, dicionários, guias ..
INFORMATIVOS
Noticias, anúncios, correspondências, diários, revistas..

LITERÁRIOS
Contos, narrativas, romances, teatro, poesias, histórias em quadrinhos, música, etc.

OBJETIVOS DA LEITURA

Possibilitar ao aluno reconhecer e valorizar a língua como um processo que se constitui e se transforma nas relações e práticas sociais.
Valorizar a interações como forma de qualificar o intercâmbio comunicativo e como forma de elaborar o conhecimento;
Proporcionar ao aluno a exploração e o reconhecimento dos elementos dos textos, sua rede de significados e sua estrutura;
Valorizar a leitura como fonte fruição de estética, de entretenimento, de informações e etc...;
Proporcionar ao aluno o desenvolvimento da organização e da autonomia necessárias a elaboração de conhecimentos;
Propiciar o aluno a oportunidade de valorizar e reconhecer a riqueza e a variedade dos textos que circulam nos espaços, bem como compreender sua importância para o intercâmbio de informações;
Favorecer o desenvolvimentos da reflexão e da consciência crítica da criança na construção de propostas de compreensão de textos (orais ou escritos) que circulam na sociedade.
OBJETIVOS DA LEITURA DE 1° AO 5º ANO

1° ano

Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção, e formulando perguntas;
Ouvir com atenção textos lidos;
Ler textos conhecidos, como parlendas, adivinhas e canções;
Conhecer e recontar repertórios variados de textos literários;
Conhecer as representações das letras maiúsculas do alfabeto de imprensa;
Localizar palavras em textos;
Revisar textos coletivamente, apoiado pela leitura em voz alta feita pelo professor.

2° ANO

Participar de intercâmbio oral, ouvindo, perguntando e planejando a fala para diferentes interlocutores;
Recontar histórias conhecidas, recuperando características da linguagem do texto original;
Apreciar textos literários;
Ler, com ajuda, diferentes gêneros;
Ler por si mesmo, textos conhecidos.

3° ANO

Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção, formulando e respondendo a perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado.
Apreciar e ler textos literários;
Ler com ajuda, textos para estudar textos de sites, revista etc.)

4° ANO

Participar de situações de intercâmbio oral, que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder a perguntas, justificando respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as anteriores;
Apreciar textos literários;
Selecionar, em parceria, textos em diferentes fontes para a busca de informações;
Localizar, em parceria, informações nos textos, apoiando-se em títulos e subtítulos, imagens e negritos e selecionar as que são relevantes.
Ajustar a modalidade da leitura ao propósito e ao gênero.

5° ANO

Participar de situações de intercâmbio oral, que requeiram ouvir com atenção, sem sair do assunto, formular e responder a perguntas, justificando respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra-argumentar;
Participar de situações de uso da linguagem oral, utilizando procedimentos da escrita para organizar exposição;
Apreciar textos literários;
Selecionar, textos de acordo com os propósitos da leitura, antecipando a natureza do conteúdo e utilizando a modalidade da leitura mais adequada;
Utilizar recursos para compreender ou superar dificuldades de compreensão durante a leitura.

ATIVIDADES DE LEITURA

O QUE PROPOR NA SALA DE AULA

Poemas, canções, cantigas de roda, advinhas, trava-línguas, parlendas, quadrinhas, contos de fadas, mitos, lendas, fábulas, textos informativos, textos instrucionais, biografias, listas, cartas, bilhetes, letras de músicas, depoimentos, convites e etc.
SUGESTÕES DE LEITURAS

POEMAS, CANÇÕES, CANTIGAS DE RODA, ADVINHAS, TRAVA-LÍNGUAS, PARLENDAS E QUADRINHA.

LEITURA PELO PROFESSOR – É importante que o professor faça a leitura de vários textos do mesmo gênero (advinhas, cantigas de roda, parlendas, quadrinhas ou trava línguas). Essa atividade pode ser feita na chegada, volta do recreio, diária ou semanal.

LEITURA COMPARTILHADA - (professor e aluno) em algum momento da rotina, o professor poderá ler junto com o aluno alguns textos já conhecidos pelos alunos (advinhas, cantiga de roda, parlendas, quadrinhas ou trava línguas), podem está afixado na parede, escrito na lousa ou no livro do aluno.

LEITURA COLETIVA – Ler, cantar, recitar e brincar com textos conhecidos. É fundamental que os alunos possam vivenciar na escola situações em que a leitura esteja vinculada diretamente ao desfrute pessoal, à descontração e ao prazer.

LEITURA DIRIGIDA – Propor atividades de leitura em que os alunos tenham de localizar palavras em um texto conhecido Ex. o professor ler o texto inteiro e depois pede aos alunos que localizem uma palavra determinada.

LEITURA INDIVIDUAL – Quando o aluno já conhece o texto. A atividade de leitura precisa ter objetivos EX: ler para escolher a parte que mais gosta depois recitar em voz alta para todos.

PESQUISA DE OUTROS TEXTOS – Pesquisar outros textos do mesmo gênero em livros, na família e na comunidade. Ex. entrevistar pais, avós, amigos e respeito de advinhas, cantigas de roda, parlendas, quadrinha e trava-língua, no caso de poemas pesquisar autores conhecidos, da comunidade, da região, do estado e etc..

RODAS DE CONVERSA OU DE LEITURA – Socializar experiências e conhecimentos, identificar repertório de textos dos alunos, suas preferências, momentos de prazer, diversão com a leitura. No caso de trava-língua é interessante propor um concurso de trava línguas – falar sem tropeçar nas palavras.

PARA LEMBRAR...

A presença desses textos na sala de aula favorece a valorização e a apreciação da cultura popular, assim como o estabelecimento de um vínculo prazeroso com a leitura e a escrita.

Quando os alunos ainda não lêem e escrevem convencionalmente, atividades de leitura com esses textos, pertencem á tradição oral e as crianças conhecem de memória, podem possibilitar avanços nas hipóteses dos alunos a respeito da língua escrita.

SUGESTÕES DE LEITURAS

CONTOS DE FADA, MITOS, LENDAS FÁBULAS
..

LEITURA PELO PROFESSOR – É importante que o professor faça a leitura de vários textos do mesmo gênero ( contos, mitos, lendas e fábulas), de modo que os alunos possam se apropriar de um conhecimento que faz parte do patrimônio cultural da humanidade instrumentalizá-los para desfrutar das narrativas literárias.
A atividade de leitura deve ser diária, pois é importante que os alunos tenham contato freqüente com os textos. O professor necessita ler os textos antes, ler em voz alta tal qual está escrito, imprimindo ritmo à narrativa e dando uma idéia correta do que significa ler.

RECONTO ORAL - Possibilita ao aluno que não é leitor convencional, saber mais sobre o texto apropriando-se oralmente da língua que se escreve. Não é o aluno decorar integralmente o texto, mas recontá-lo a partir do que se apropriou da história.

APRENDENDO COM OS OUTROS – É importante que os alunos possam compartilhar atos de leitura e observar outras pessoas lendo ou recontando. Desta forma podem aprender a utilizar uma variedade de recursos interpretativos: entonação, pausas, expressões faciais, gestos e outros.

PROJETOS DE LEITURA

As propostas de aprendizagem poderão ser organizadas por meio de projetos que proponham aos alunos situações comunicativa envolvendo a leitura e a escrita dos textos (lendas, fábulas, mitos e contos) . O projeto poderá contemplar todas as séries.

Exemplos: Mural de personagens (personagens mitológicas suas características físicas, poderes, moradia, ilustrações etc.

Seleções do textos preferidos para a produção de uma coletânea (livro), escrever ou selecionar textos para presentear alguém ou a biblioteca da escola;

Reconto Oral de contos conhecidos para um publico especifico (classe, escola, comunidade etc.)

PARA LEMBRAR...

Os CONTOS, MITOS, LENDAS, E FÁBULAS devem fazer parte do cotidiano da sala de aula, ampliando o repertório, descobrindo a magia, conhecendo obras e autores consagrados.

Uma das formas de esses textos entrarem na sala de aula é através da leitura diária realizada pelo professor.
Lembre-se: os que não sabem ler convencionalmente poder “ler” através da leitura do professor.

SUGESTÕES DE LEITURAS

TEXTOS INFORMATIVOS, INSTRUCIONAIS E BIOGRAFIAS


LEITURA PELO PROFESSOR - é importante que o professor crie situações de leitura de textos de um mesmo gênero, o contato freqüente com os textos lhe permite compreender suas característica, usos e funções. A ênfase deve está na leitura e na conversa sobre o que compreenderam e aprenderam com o texto lido.

LEITURA COMPARTILHADA – Textos do livro do aluno, cartazes, a partir da leitura o professor poderá perguntar que informações vocês retiram do textos? O que não sabiam, o que acharam mais curioso etc.

LEITURA DIRIGIDA – localização de palavras no texto, quantas vezes aparece a determinada palavra. A intenção é que os alunos possam utilizar seus conhecimentos sobre a escrita para localizar e ler as palavras indicadas.

LEITURA INDIVIDUAL – Textos pequenos, objetivos da leitura, ex. ler para encontrar uma informação.

PESQUISAS DE OUTROS TEXTOS- pesquisas de textos do mesmo gênero em livros, revistas, jornais, encontrados na escola e/ou em casa.

RODAS DE LEITURA E DE CONVERSA- Socializar experiências e conhecimentos, identificação do repertório dos textos que está sendo trabalhado e lidos, essas situações poderão ser diárias, semanais ou quinzenais. (hora das curiosidades, momentos científicos etc.)

PARA LEMBRAR...

Através de todos os tipos de textos é possível obter informações. É fundamental que, na escola, os alunos tenham oportunidades de aprender sobre esses textos, pois isto lhe confere mais autonomia como estudante.

Acesso a novas informações;

Registro de informações relevantes e organização do pensamento.

A melhor forma de ensinar as práticas sociais de leitura e escrita é propor aos alunos situações em que, de fato, tenham de usar textos para localizar, selecionar, registrar informações sobre algum assunto que estejam estudando.

SUGESTÕES DE LEITURAS

LISTAS, CARTA E BILHETES

LEITURA PELO PROFESSOR (cartas e bilhetes) – é importante que o professor selecione cartas e bilhetes literários ou recebido e crie momentos de leitura na rotina escolar ( apreciação, diversão, tipos de informações e estilos dos autores).

LEITURA COMPARTILHADA – todos com uma cópia da carta ou bilhete para a leitura coletiva. O professor pode perguntar o local onde foi escrito(a) destinatário, remetente, data, informações ou assunto.

LEITURA DE LISTAS- propor atividades onde o aluno seja o leitor, lista com títulos dos contos lidos ou dos personagens conhecidos, dos aniversariantes, materiais didáticos, compras etc....

PARA LEMBRAR...

Listar, relacionar nomes de pessoas, convidados para festa, lista de compras, compromissos, compromissos do dia-a-dia, atividades da sala de aula.

Ensinar as práticas sociais de leitura e escrita utilizando cartas e bilhetes de acordo com faixa etária de cada série.

TRABALHANDO COM PROJETOS

Os projetos devem fomentar o gosto pela leitura em todas as etapas de escolaridade, o incentivo do professor e da escola nesse processo é fundamental para a mediação entre o aluno e o livro.

Trabalhar com literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para uma construção de sujeitos questionadores e transformadores de uma sociedade.

O professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos no texto.

Ao trabalhar projetos privilegiem a Literatura na escola, estamos–promovendo emancipação do saber, rompendo a idéia que deu origem aos trabalhos com fichamentos, a interpretação com perguntas e respostas, usado tanto pelo educador para avaliar o rendimento do aluno quanto a leitura.

Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas com autor de livros, são atividades que devem ser trabalhadas, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer.

Devemos evitar a avaliação do rendimento da leitura por meio da literatura, será inútil enquanto não tivermos alunos que encontrem o prazer no ato de ler. Os livros não podem servir de pretexto para serem, simplesmente, instrumento de avaliação.

ALGUMAS DIRETRIZES SUGERIDAS

Leitura compartilhada com os alunos de obra referentes aos projetos em execução;

Solicitar que os alunos dêem um novo final ou início à história lida;

Conhecer vida e obra do autor;

Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;

Fazer estudos individuais e coletivo dos dados contidos nos livros;

Fazer sessões de explicação dos conteúdos evidenciados na obra;

Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.

REFERÊNCIAS CONSULTADAS E INDICADAS

Práticas de Leitura e escrita MEC/SED salto para o futuro 2006;
Alfabetização: livro do professor 2ª ed. FUNDESCOLA/MEC2001
Português: uma proposta para o letramento ens. Fundamental edit. Moderna 1999;
200 dias de leitura e escrita na escola 3ª ed. Edit. Cortez 2006;
Alfabetização e projetos edit. Scipione -2001 (coleção letra, palavra e texto);
Revista Nova escola –leitura ed. Especial, maio 2008;
Fascículo 5 – PROLETRAMENTO, Alfabetização e linguagem – jogos e brincadeiras no ensino de Língua Portuguesa.

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