sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Os Conteúdos de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental

Seleção dos conteúdos
Habilidades básicas:
1. Falar
2. Escutar
3. Ler
4. Escrever
As habilidades devem ser organizadas em torno dos dois eixos:
Língua oral/escrita: usos e formas
Análise e reflexão e reflexão sobre a língua

LÍNGUA ORAL: USOS E FORMAS

O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno depende consideravelmente da escola constituir-se num ambiente que respeite e acolha a vez e a voz, a diferença e a diversidade.
A escola deve ensinar os usos da língua adequados a diferentes situações comunicativas
Eleger a língua oral como conteúdo escolar exige o planejamento da ação pedagógica de forma a garantir, na sala de aula, atividades sistemáticas de fala, escuta e reflexão sobre a língua.
Atividades de produção e interpretação de uma ampla variedade de textos orais, de observação de diferentes usos, de reflexão sobre os recursos que a língua oferece para alcançar diferentes finalidades comunicativas.

O trabalho com linguagem oral deve acontecer no interior de atividades significativa
seminários
dramatização de textos teatrais
simulação de programas de rádio e televisão
discursos políticos
Organizar situações contextualizadas em que ouvir atentamente faça sentido para alguma tarefa.
A proposta requer explicitação dos objetivos, antecipação de dificuldades de atitudes, apresentação de pistas que possam contribuir para a compreensão, tempo aproximado de realização.

LÍNGUA ESCRITA: USOS E FORMAS

Leitura e escrita são práticas complementares que se modificam no processo de letramento.
São práticas que permitem ao aluno construir seus conhecimentos sobre os diferentes gêneros, sobre os procedimentos mais adequados para lê-los e escrevê-los e sobre as circunstâncias de uso da escrita.

PRÁTICA DE LEITURA

O trabalho com leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes e conseqüentemente, a formação de escritores.
Um leitor competente só pode constituir-se mediante uma prática constante, de um trabalho que deve-se organizar em torno de uma diversidade de textos que circulam socialmente.
Referências:
Parâmetros Curriculares Nacionas. língua portuguesa. SEF/MEC: Brasília, 1997
Por: Eva Lúcia Nunes

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