quarta-feira, 14 de novembro de 2012


GESTÃO EMPREENDEDORA E INOVAÇÃO
APRENDIZAGEM E INFERÊNCIAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Muitos são os desafios que se apresentam hoje no contexto escolar. Desde alguns anos atrás, vem instalando-se cada vez mais em nossas escolas a indisciplina, altos índices de evasão escolar e a deficiência no processo de leitura. Assim, para que a escola resgate seu papel de agente de transformação e se adapte ao seu alunado, faz-se necessário estabelecimento de uma série de reflexões sobre o papel de cada profissional da comunidade escolar, pois, só através de uma prática e de um trabalho sistematizado é que poderão ocorrer de fato mudanças concretas.

TRÊS DESAFIOS QUE A SOCIEDADE APRESENTA À ESCOLA E AOS GESTORES

·       INDISCIPLINA -  Atualmente  um dos maiores problemas que a escola enfrenta é a falta de disciplina de alguns alunos, seja através de xingamentos, conversas em demasia, agressões verbais e físicas e outros, tudo isso faz que o trabalho planejado por professores muitas vezes não se concretizem, passando  a ser uma das causas mais apontadas pelos professores para o fracasso da aprendizagem.

·        EVASÃO ESCOLAR – Não é de hoje que a evasão escolar é vista como um grande desafio a superar em nossas escolas, especialmente nas turmas de Educação de Jovens e Adultos. É assustador o número de jovens e adultos que iniciam o ano letivo e no decorrer deste desaparecem da escola, nem sequer dão satisfação do por que da desistência.

·    DEFICIÊNCIA NA LEITURA E DA ESCRITA - Esta é uma das maiores responsáveis pelos altos índices de repetência nas séries iniciais. Infelizmente, a cada ano que inicia, se percebe que estes resultados não mudam, e são vários os motivos que contribuem para que isso ocorra: existe uma grande preocupação dos governantes com quantidade, professores inexperientes trabalhando nestas séries, faltam recursos pedagógicos e outros, tudo isso faz com que se deixe de lado a qualidade, fazendo com que os alunos sejam aprovados sem a devida qualificação.

OPORTUNIDADES EXTERNAS E INTERNAS QUE CONTRIBUEM NA SOLUÇÃO E 
NO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES

As necessidades externas referem-se à família que deve ser a principal parceira da escola, uma vez que tem o dever de acompanhar e orientar o aluno em todo o processo de ensino aprendizagem. Acredita-se também, que todos os programas e projetos governamentais, também são oportunidades externas que 
sendo bem trabalhadas e desenvolvidas contribuem muito para os bons resultados desse processo.

As oportunidades internas referem-se ao restante da comunidade escolar, ou seja, aos gestores, professores, supervisores, administrativos e serviços gerais. É necessário que haja uma mudança na postura de todos que fazem parte do contexto escolar para que se consiga alcanças os índices desejáveis de educação.

CONCLUSÃO

É preciso sentir a necessidade a partir do grupo, tendo claro que a verdadeira autonomia da escola se efetivará no momento em que o coletivo compreenda que podem tornar-se capazes de planejar e transformar.

REFERÊNCIAS
BRASIL, Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educacional Nacional. Diário Oficial da República.
MOTTA, Artur. Gestão Empreendedora e Inovação/Artur Motta. São Paulo: Grupo Ibmec Educacional, 2011