GESTÃO EMPREENDEDORA E INOVAÇÃO
APRENDIZAGEM E INFERÊNCIAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Muitos são os
desafios que se apresentam hoje no contexto escolar. Desde alguns anos atrás,
vem instalando-se cada vez mais em nossas escolas a indisciplina, altos índices
de evasão escolar e a deficiência no processo de leitura. Assim, para que a
escola resgate seu papel de agente de transformação e se adapte ao seu alunado,
faz-se necessário estabelecimento de uma série de reflexões sobre o papel de
cada profissional da comunidade escolar, pois, só através de uma prática e de
um trabalho sistematizado é que poderão ocorrer de fato mudanças concretas.
TRÊS DESAFIOS QUE A SOCIEDADE APRESENTA À ESCOLA E AOS GESTORES
· INDISCIPLINA -
Atualmente um dos maiores
problemas que a escola enfrenta é a falta de disciplina de alguns alunos, seja
através de xingamentos, conversas em demasia, agressões verbais e físicas e
outros, tudo isso faz que o trabalho planejado por professores muitas vezes não
se concretizem, passando a ser uma das
causas mais apontadas pelos professores para o fracasso da aprendizagem.
· EVASÃO ESCOLAR – Não é de hoje que a evasão
escolar é vista como um grande desafio a superar em nossas escolas, especialmente
nas turmas de Educação de Jovens e Adultos. É assustador o número de jovens e
adultos que iniciam o ano letivo e no decorrer deste desaparecem da escola, nem
sequer dão satisfação do por que da desistência.
· DEFICIÊNCIA NA LEITURA E DA ESCRITA - Esta é uma
das maiores responsáveis pelos altos índices de repetência nas séries iniciais.
Infelizmente, a cada ano que inicia, se percebe que estes resultados não mudam,
e são vários os motivos que contribuem para que isso ocorra: existe uma grande
preocupação dos governantes com quantidade, professores inexperientes
trabalhando nestas séries, faltam recursos pedagógicos e outros, tudo isso faz
com que se deixe de lado a qualidade, fazendo com que os alunos sejam aprovados
sem a devida qualificação.
OPORTUNIDADES
EXTERNAS E INTERNAS QUE CONTRIBUEM NA SOLUÇÃO E
NO ATENDIMENTO DAS
NECESSIDADES
As necessidades externas referem-se à
família que deve ser a principal parceira da escola, uma vez que tem o dever de
acompanhar e orientar o aluno em todo o processo de ensino aprendizagem.
Acredita-se também, que todos os programas e projetos governamentais, também
são oportunidades externas que
sendo bem trabalhadas e desenvolvidas contribuem
muito para os bons resultados desse processo.
As oportunidades internas referem-se
ao restante da comunidade escolar, ou seja, aos gestores, professores,
supervisores, administrativos e serviços gerais. É necessário que haja uma
mudança na postura de todos que fazem parte do contexto escolar para que se
consiga alcanças os índices desejáveis de educação.
CONCLUSÃO
É preciso sentir a necessidade a
partir do grupo, tendo claro que a verdadeira autonomia da escola se efetivará
no momento em que o coletivo compreenda que podem tornar-se capazes de planejar
e transformar.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educacional Nacional. Diário Oficial da
República.
MOTTA,
Artur. Gestão Empreendedora e Inovação/Artur Motta. São Paulo: Grupo Ibmec
Educacional, 2011